sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Word - Aula 03

Copie o texto abaixo (ctrl+c) e cole no Word, ao colar não use o comando COLAR normal (ctrl+v) use a opção COLAR APENAS TEXTO

Independência do Brasil
Independência ou Morte!, de Pedro Américo (óleo sobre tela, 1888).
Participantes
Dom Pedro de Alcântara
José Bonifácio
Maria Leopoldina de Áustria
Localização
Riacho do Ipiranga, São Paulo, Brasil
Data 7 de setembro de 1822 (189 anos)
Resultado: Separação política entre Brasil Colônia e Portugal e instituição do Império do Brasil.
Denomina-se independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe-regente no Brasil, D. Pedro de Alcântara de Bragança, também príncipe real do reino unido de Portugal, Brasil e Algarves, bradou perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores em nossos dias.
A moderna historiografia em História do Brasil remete o início do processo de independência à transferência da corte portuguesa para o Brasil, no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808.
Quando os pesquisadores consultam os jornais de 1822, não encontram nenhuma referência ao "Grito do Ipiranga". Então, por que esse episódio foi escolhido, em detrimento de outros, quando se sabe que, àquele ano (1822), a data tomada como marco da Independência foi o 12 de outubro, dia do aniversário de dom Pedro I e de sua aclamação como imperador?
Essas e outras questões foram pesquisadas pela historiadora Maria de Lourdes Viana Lyra, titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e publicadas em 1995. A conclusão desse estudo indica que o "grito" foi uma construção a posteriori e que acabou consolidado no quadro (encomendado) de Pedro Américo, produto da fértil imaginação do pintor, onde, entre outras incoerências, mostra D. Pedro cercado pela Guarda Imperial (os hoje chamados de Dragões da Independência), antes dele ser proclamado Imperador.


Agora formate afim de ficar como abaixo:
-------------------------------------------------------------------------

Usando o mesmo esquema de copiar o texto e formatar faça o mesmo no exercício abaixo:

Copie o texto:

Os Jogos Pan-Americanos de 2011, oficialmente denominados XVI Jogos Pan-Americanos, são um evento multiesportivo realizado em Guadalajara, no México, entre os dias 14 e 30 de outubro. Apesar dos Jogos serem sediados em Guadalajara, alguns eventos serão realizados em cidades próximas, como Ciudad Guzmán, Puerto Vallarta, Lagos de Moreno e Tapalpa. Guadalajara foi escolhida para sediar o evento por unanimidade numa eleição realizada em 2006, quando era a única cidade candidata na disputa. Seguindo a tradição da Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA), o governador de Jalisco, Emilio González Márquez, e o então prefeito de Guadalajara, Alfonso Petersen Farah, receberam a bandeira pan-americana durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro.
Os Jogos Pan-Americanos são o segundo maior evento multiesportivo do ano, contando com a participação de mais de 6.000 atletas de 41 nações em 36 esportes. Tanto os Jogos Pan-Americanos quanto os Jogos Parapan-Americanos de 2011 serão organizados pelo Comitê Organizador dos Pan-Americanos de Guadalajara (COPAG). Os Jogos Parapan-Americanos terão início 20 dias após o final dos Jogos Pan-Americanos. Esta é a terceira ocasião em que o México sedia uma edição dos Jogos. As edições de 1955 e 1975 ocorreram na Cidade do México.
Confira as modalidades
Atletismo
Badminton
Basquetebol
Beisebol
Boliche
Boxe
Canoagem
Ciclismo
BMX
Estrada
Mountain bike
Pista
Esgrima
Esportes aquáticos
Natação
Natação sincronizada
Pólo aquático
Saltos ornamentais
Esqui aquático
Futebol
Ginástica
Artística
Rítmica
Trampolim acrobático
Handebol
Hipismo
Adestramento
CCE
Saltos
Hóquei sobre grama
Judô
Karatê
Levantamento de peso
Lutas
Patinação sobre rodas
Artística
Velocidade
Pelota basca
Pentatlo moderno
Raquetebol
Remo
Rugby sevens
Softbol
Squash
Taekwondo
Tênis
Tênis de mesa
Tiro com arco
Tiro esportivo
Triatlo
Vela
Voleibol
Praia
Quadra


Formate como está abaixo:
E agora para finalizarmos usando formas, imagens e formatação faça a arte a seguir (as imagens estão abaixo)